Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat é homenageado na inauguração do auditório da Faculdade de Direito
Espaço é destinado à comunidade acadêmica e vai oferecer melhores condições às atividades da Univers
Professor da Unemat é homenageado na inauguração do auditório da Faculdade de Direito
22/11/2004 12:50:59
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor presidiu a solenidade
Reitor presidiu a solenidade

A noite de sexta-feira (19/11) foi marcada pela homenagem póstuma ao professor Levy Silva Alt, ex-diretor da Faculdade de Direito (Fadir), e que agora empresta o nome ao auditório da Faculdade. Presente à cerimônia, o advogado Carlos Alt Jr disse que o irmão encontrou seu ideal no magistério, onde desenvolveu sua carreira profissional e que a homenagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é o reconhecimento de um trabalho em prol da educação e um dos maiores presentes já dados à família.

“Quero agradecer a essa grandiosa Instituição, que possui o ideal do ensino. Este espaço, destinado ao saber jurídico, é uma prova disso”, declarou Carlos.

O reitor Taisir Karim ao entregar uma placa simbólica ao sobrinho de Carlos, numa homenagem à família Alt, falou que o auditório, destinado também à sociedade, vai oferecer melhores condições às atividades do curso.

“A administração superior tem satisfação em reconhecer o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Direito. A Unemat, dessa forma, consolida suas ações e se caracteriza no dia-a-dia como uma universidade parceira do povo mato-grossense”, afirmou Karim.

De acordo com Maria Luiza Faro, diretora da Fadir, o auditório é um sonho que se torna realidade com a certeza de benefícios a toda comunidade acadêmica. “Esse espaço é um sonho coletivo de professores, estudantes e funcionários da Unemat”, enfatizou.

Ao lembrar do companheiro docente, Luiza citou sua passagem pela Fadir e emocionada leu o poema “Horizonte”, do professor e poeta Levy.

Inauguração

Juíza da 1ª Vara Criminal de Cáceres, Maria Rosi inaugurou o auditório com a palestra Ética na Magistratura. Com a experiência de quem advogou por 9 anos antes de ingressar na magistratura, ela diz que a função de juiz exige vocação e dedicação.

“Deve-se ter um compromisso com os estudos, ter uma conduta pública irrepreensível e, sobretudo, paciência e compreensão dos dramas humanos, porque por de trás de cada auto de processo existe um conflito de interesses”, observa Rosi.

A dedicação necessária à função ela revela ao garantir que a única coisa que precede a juíza é a mãe Maria Rosi. “Depois da maternidade é a magistratura o meu compromisso”, afirma Rosi, juíza da 6ª Vara Eleitoral nas últimas eleições municipais em Cáceres.

Um compromisso que segundo ela se estende aos acadêmicos da Unemat. “Eu tenho certeza que a Unemat está formando os futuros dirigentes de MT, a parcela de poder que hoje nos cabe, vai pertencer a vocês nos próximos anos”, falou, dirigindo-se à platéia de estudantes.

Cultura

A cerimônia de inauguração contou ainda com a apresentação do coral universitário, formado por acadêmicos dos cursos de Geografia, Letras e Direito e pessoas da comunidade. Sob a coordenação da professora Maria Madalena Pinto, o coral iniciou suas atividades em agosto e desde setembro se apresenta em eventos da Universidade.

“Um dos objetivos é promover uma integração entre alunos, ex-alunos e comunidade e para participar basta gostar de cantar e vir aos ensaios”, garante Madalena.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada